quarta-feira, 9 de junho de 2010
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Hábitos alimentares: os principais erros
As calorias
O excesso calórico encontra-se entre os erros mais comuns. Mais do que a nossa abundância das refeições é causado sobretudo pelos aperitivos, pelas calorias contidas nas bebidas, nos rebuçados e nos chocolates. A escolha dos alimentos influência de maneira determinante: 100g de pão ou de carne fornecem as mesmas calorias mas não a mesma sensação de saciedade. O pão enche o estômago, mas os hambúrguer não.
Os lípidos
Fornecem cerca de 42% da nossa energia em vez de 30%, como deveriam. O erro é neste caso um excessivo consumo de produtos de origem animal: substituir 100g de pão com 100g de carne fornece 20g deve lípidos a mais.
O açúcar
O açúcar refinado encontra-se presente em todo o lado: bebidas, bolos confeccionados, lacticínios e naturalmente rebuçados e chocolates. Estes excessos são prejudiciais sobretudo para as artérias.
A carne
O homem moderno consome demasiada carne e demasiados enchidos. Os lactícinios, o peixe, os legumes secos e os ovos têm o mesmo valor proteico e fornecem menos gorduras.
O álcool
O excessivo consumo de bebidas alcoólicas encontra-se entre os erros mais difusos, que nos casos extremos tem consequências físicas, psíquicas, familiares e sociais.